Deck para Piscina: Guia Completo e Definitivo

Deck para piscina tem vantagens especiais: Não absorve intenso calor do sol, serve como uma área mais segura para festas, churrascos e reuniões, tem resistência capaz de aguentar pessoas deitadas em cadeiras para tomar sol sem problemas, entre outros aspectos.

Contudo, embora existam benefícios, você não deve escolher qualquer deck para piscina disponível no mercado e deixar o instalador instalar sem fazer nenhuma vistoria para assegurar a qualidade do trabalho.

Também é preciso seguir todas as regras quanto ao uso, previstas nos manuais nas embalagens das caixas de decks fechadas, para que o produto dure décadas sem apresentar problemas que inviabilizem a utilização ou prejudiquem a decoração luxuosa.

Utilizar madeiras Ipê ou (e) Cumaru em decks é sinal de luxo em qualquer parte do mundo, a escolha certa dos melhores decoradores e arquitetos da Terra.

deck-para-piscina

Deck para piscina: Definições Gerais

Decks para piscinas são conjuntos de réguas, disponíveis com medidas diferentes no varejo madeireiro, instaláveis uma ao lado da outra para formar a estrutura. Na composição há um ou mais tipos de madeiras.

Para instalar é necessário pregos e parafusos, embora nos dias de hoje o mercado nacional também oferte opções com sistemas de encaixe f/f (fêmea / fêmea), que não gera barulho ou sujeira na obra e nem deixa marcações de pregadas.

A instalação exige profissionais especialistas neste tipo de serviço, que estudam e medem o ambiente até nos mínimos detalhes para instalar efetivamente, o que permite aos usuários se beneficiarem das máximas vantagens do deck de madeira para piscina.

Nos dias de hoje existem decks tradicionais para piscinas (que requer raspagem e verniz ou outros produtos para o acabamento) e os decks prontos para piscinas, que já vêm acabados para qualificar e tornar mais rápida a instalação.

Por não absorver calor, o deck é indispensável para pessoas que curtem a área da piscina pisarem no piso sem queimarem os pés, independente da intensidade dos raios solares.

Alguns decks Premium para piscina possuem até 12 camadas de verniz, que além de diminuir as chances de riscos também proporciona um piso antiaderente, no qual as crianças não correm risco de escorregar se a estrutura estiver molhada por causa de garoa, chuva ou tempestade.

deck-para-piscina

Qual o Melhor Deck para Piscina?

Durante a época das grandes navegações portuguesas, espanholas e inglesas (do século XV e ao século XVII), os navios de corsários ou dos navegadores legais eram compostos por madeira sem qualidade, o que quase sempre gerava furos ou quebras que colocavam em risco a vida dos tripulantes.

Porém, após descobrirem a América, os europeus resolveram empregar as madeiras do Novo Continente para a composição dos decks. Resultado, acabou o problema dos barcos não resistentes. A partir de então, diversos tipos de madeiras das novas terras foram exportados ao Velho Continente.

Com esta história toda se conclui o seguinte: O melhor deck para piscina é aquele com madeira nobre brasileira ou latino-americana, principalmente por resistência contra intempéries climáticas, ataques de insetos, surgimento de brocas ou incidência de fungos geradores de apodrecimento.

Os melhores decks para piscinas são compostos por madeira Cumaru ou madeira Ipê, usadas até para construir grandes navegações conforme principais padrões internacionais de segurança e qualidade.

deck-para-piscina

A madeira Cumaru é típica das terras brasileiras, em estados como Rondônia, Pará e Amazonas. Também está presente nos outros países latino-americanos: Peru, Guiana Francesa, Costa Rica e Panamá. Tem tom castanho-claro-amarelado que envolve a tonalidade dos decks Cumaru.

deck-para-piscina

Madeiras Ipê se originam em solos amazônicos, na Mata Atlântica e outros territórios do Brasil ou de outras nações no continente sul-americano, nas quais pode ter outros nomes: peúva, piúna, ipê-amarelo, ipê-preto, etc. Os decks Ipê possuem tons castanhos com reflexos em verde e (ou) amarelo.

Conhecida como Iron Wood, ou, Madeira Ferro – apenas por este nome já é possível perceber a resistência que promove ao deck por causa da dureza.

Especialistas no mercado madeireiro indicam que Ipê e Cumaru se tratam das madeiras mais exportadas do mundo. Possui demandas garantidas nos Estados Unidos e em países com potencial econômico na Europa ou Ásia, além de satisfazer o abastecimento às nações latino-americanas.

Detalhe: Por causa da excelente qualidade, do processo de produção avançado e dos elevados níveis em dureza Janka na matéria-prima, os decks Cumaru e decks Ipê podem durar 1 século – isto mesmo, 100 anos, mesmo com os raios solares intensos, as chuvas mais demoradas e a neve intensiva.

Seja nos países tropicais ou nas nações mais frias do mundo, deck Cumaru e deck Ipê são as duas escolhas mais em destaque entre projetistas, decoradores e arquitetos, principalmente por 3 vantagens: durabilidade, resistência e beleza estética.

Principais Tipos de Decks para Piscina em Detalhes

A seguir fique por dentro das características dos mais indicados decks para piscina disponíveis em nível mercadológico.

Deck para piscina Cumaru Rajado: Como diferencial estético não tem padrão definido nas tonalidades de cada uma das réguas, que variam entre cores mais escuras ou claras (por isto do nome “rajado”). Possui preços populares, uma escolha que favorece orçamentos curtos.

Deck Cumaru Rajado

Deck para piscina Cumaru Ferro Extra: Ao contrário da opção anterior, possui padrões mais definidos em cores e custa um pouco mais caro.

Ideal para ambientes VIP por proporcionar sofisticação aliada com conforto no visual estético. O termo Extra indica que a engenharia do produto é composta por tecnologia de ponta que torna o produto mais resistente.

Deck Cumaru 15

Deck Cumaru 011

Deck para piscina Cumaru Rosa Extra: Tem qualidade Extra que assegura os níveis qualitativos dos decks Cumaru, mas com a diferença nos tons, mais tendenciados ao rosado ou avermelhado

Serve para gerar um toque de modernidade na madeira, que é um típico material clássico em termos decorativos.

Deck Cumaru Rosa 03

Deck Ipê Extra para piscina: No mercado nacional pode ser chamado também de deck Ipê Tabaco. Nos Estados Unidos é famoso pela alcunha “Iron Wood Decking”, o que em português significa “Deck Madeira Ferro”, que serve para designar a dureza inerente a este tipo de produto madeirado.

Deck Ipe Decking

Deck Cumaru f/f e Deck Ipê f/f (fêmea / fêmea): Instalável com uso de presilhas, sem deixar marcações de pregadas, proporcionando um visual mais liso e belo esteticamente.

Deck-Cumaru-f-f

Medidas Mais Comuns de Deck para Piscina

Há variáveis medidas em oferta para decks de piscina. Contudo, duas medições estão na preferência dos principais profissionais por aliarem beleza estética e segurança aos usuários:

  • 7 cm de largura x 2 cm de espessura x comprimento de 200 cm até 600 cm;
  • 10 cm de largura x 2 cm de espessura x comprimento de 200 cm até 600 cm.

Deck na Decoração de Exteriores e Interiores

deck-para-piscina

Ao considerar a lista acima com os melhores tipos de deck para piscina disponíveis no varejo já dá para perceber que decks não servem apenas gerar mais um ponto de lazer, mas também no sentido de decorar os ambientes.

Por exemplo, se o orçamento está curto e o decorador precisa fazer milagre vale a pena usar deck cumaru Rajado, e assim diversificar nos tons das réguas, criando um ar pós-moderno e mais descontraído. Tendência para casas de pequeno ou médio porte com piscinas.

Já para impor o rústico texano com tons que não fogem das cores da madeira, distribuídos com tonalidades quase idênticas, o conselho é deck Extra tipo Cumaru ou Ipê, unindo luxo e sofisticação em cada uma das réguas.

É a escolha preferida das mansões mais glamorosas de Beverly Hills, Califórnia, Los Angeles, Estados Unidos.

Também é possível contar com a qualidade Extra, mas em tons que fogem do tradicional, tais como o deck Rosa Extra para piscina, o que favorece para decoradores que querem ambientes charmosos, que chamam a atenção de celebridades ou personalidades. Consiste numa escolha para clubes da alta sociedade, palanques ou praças públicas.

Importante destacar que nos dias de hoje não se usa decks apenas para as áreas de piscinas.

Além de fazerem parte das embarcações de grande porte, decks Cumaru ou Ipê podem ser usados em jardins, terraços ou até nas áreas internas como objetos de decoração para paredes.

Manutenção do Deck para Piscina

deck-para-piscina

Este manual de decks para piscina também objetiva desmitificar os principais mitos sobre o assunto, tais como a manutenção periódica.

Boatos e reclamações no murmurinho online ou offline indicam que deck para piscina não gera muitos benefícios, em principal por causa da manutenção avançada, que requer o trabalho de profissionais especialistas, capazes de encarecer o projeto ao longo prazo.

Convém indicar que este boato surge no mercado apenas por um motivo: As pessoas reclamantes não usam decks para piscina com madeira de qualidade.

Quase nunca você encontra público que reclama de decks Cumaru ou Ipê, a não ser nos casos em que as madeireiras indicam que o deck tem estes tipos de matéria-prima de modo enganador.

Por estes e outros motivos você precisa sempre comprar decks de piscina nas madeireiras mais confiáveis, que fornecem inclusive representantes de vendas para apresentar os produtos na casa dos clientes e também enviam os instaladores, carpinteiros e marceneiros mais confiáveis, que prestam atendimento diferenciando até nos pós-vendas.

Tenha em mente de que se a madeira e o verniz do deck têm qualidade a manutenção quase não gera trabalho aos usuários, que podem manter sem precisar de serviços técnicos.

É necessário aplicar uma mão verniz em cada 5 anos. Contudo, existem decoradores que não optam por usar verniz no intuito de intensificar o aspecto rústico, que é uma tendência de luxo em decoração que voltou a fazer sucesso no século XX.

Lembrando que se o deck tem Cumaru ou Ipê dura por mais de 100 anos.

Instalação com Profissionais Especialistas

deck-para-piscina

Se recomenda que o deck para piscina seja instalado por instaladores indicados pela loja ou madeireira que vende o material. Por mais que você tenha conhecimento nas mais variáveis etapas de uma obra, deixe a instalação para profissionais certificados e gabaritados.

Quem abre as caixas dos decks e começa a instalar sem autorização dos instaladores da loja possui sérios riscos de perder a garantia, que dura entre 5 a 15 anos, conforme as políticas dos fabricantes.

Seja para otimizar o tempo ou economizar dinheiro, muitos administradores encarregam o serviço da instalação para os pedreiros sem experiência no trabalho com madeira, algo totalmente contraindicado uma vez que você deseja assegurar a qualidade da construção.

Onde Comprar Deck para Piscina com 100% de Segurança?

deck-para-piscina

Deixamos a melhor dica para o final. Vamos revelar agora a você em primeira mão a mais indicada loja online com promoções imperdíveis em deck para piscina: Madeireira Imobilis.

A Madeireira Imobilis é uma das únicas empresas nacionais completamente especialistas em fornecer os mais qualitativos decks para piscina compostos por madeiras de primeiríssima qualidade, seja para o mercado brasileiro ou internacional.

Este empreendimento nacional especialista em decks de madeira é destaque entre os consumidores de grande potencial financeiro nos países sul-americanos, europeus e asiáticos. Também faz papel de fornecedor principal para diferentes regiões dos Estados Unidos.

Fornece pequenas ou grandes quantidades. Disponíveis em decks Cumaru e Ipê nas mais diferentes faixas de preço: de R$ 60 m² a R$ 149,90 m².

Faça contato, solicite a visita dos representantes de vendas para conhecer o showroom de decks sem sair de casa. A empresa também envia instaladores de confiança para realizar a instalação efetiva, que une efetividade e eficácia no mesmo serviço.

Madeireira Imobilis, 100% especialista em apresentar, fornecer e instalar deck para piscina.

Madeira Tauari

Leave a Comment

Your email address will not be published.