Deck de Madeira para Piscina e Outros Ambientes: Ipê e Cumaru

Cumaru e Ipê são as composições dos melhores tipos de deck de madeira para piscina e outros ambientes pela beleza aliada com segurança e durabilidade.

Deck de madeira para piscina e outros ambientes para ser considerado melhor do mundo precisa estar composto de Ipê ou Cumaru, as duas melhores matérias-primas do planeta Terra para este tipo de construção.

A grande parte dos decoradores e arquitetos do mundo já sabe que deck de madeira para piscina Cumaru ou Ipê são os melhores, e, não pensam duas vezes em usar tais produtos no sentido de impressionar os clientes positivamente.

Por sorte, quem mora no Brasil não precisa se preocupar com preços de importação do deck Cumaru ou deck Ipê.

Afinal, além das duas madeiras (Ipe e Cumaru) estarem presentes nas florestas de reflorestamento brasileiras, autorizadas de forma legal a serem transformadas em decks de luxo, os melhores fabricantes também são brasileiras.

Quais os principais tipos de deck de madeira Cumaru ou Ipê para piscina e outros ambientes? Como combinar na decoração? Os principais dados técnicos?

Neste artigo você vai conhecer tudo sobre deck de madeira Ipê ou Cumaru para não errar na hora da aquisição.

A Necessidade dos Melhores Decks de Madeira para Piscina e Outros Ambientes

Muitas pessoas que compram decks de madeira não apreciam a experiência por diversas razões, entre as quais se destacam:

  • Envelhecimento precoce da madeira;
  • Réguas que ficam soltas em poucos dias após a instalação;
  • Ataques de fungos e insetos que deterioram a madeira;
  • Dificuldades para instalar o deck de madeira;
  • Durabilidade inferior à média divulgada por fabricantes.

Por causa de experiências malsucedidas no passado existem até pessoas que escolhem decks de plástico ou outros produtos menos resistentes que a madeira.

Mas, além de durar menos, decks de plásticos não possuem muita segurança!

Você já se perguntou por que a casa destes milionários ou as capas das revistas de arquitetura e decoração possuem sempre madeira deck impecável?

Isto não tem nada a ver com os cuidados diários ou o dinheiro gasto para fazer a obra do deck. Se trata apenas da composição dos melhores decks de madeira, que sempre possuem Ipê ou Cumaru.

Isto não quer dizer que para ter o deck de madeira dos sonhos você precisa gastar uma pequena fortuna!

Basta apenas comprar deck Ipê ou deck Cumaru, que nos dias de hoje possuem preços competitivos na comparação com outras madeiras.

Estes decks de madeiras nobres são estruturas sólidas, resistentes inclusive contra os ataques de insetos ou fungos e até mesmo às intempéries climáticas (sol, chuva, neve ou fogo).

A constituição das madeiras Ipê e Cumaru são especiais ao ponto de não sofrerem os danos de um incêndio ou até mesmo das brasas de cigarros ou dos vestígios de velas quentes.

Então, antes da instalação, veja se o decorador vai usar deck de madeira Cumaru ou Ipê.

Caso a composição seja de outro tipo de madeira é melhor você mudar de profissional e contratar outro decorador para não ter dor de cabeça no final das contas.

Sucesso Mundial em Decks de Madeira

Não é à toa que decks Ipê são exportados para diferentes locais do mundo, assim como decks Cumaru, que fazem muito sucesso entre públicos norte-americanos que pertencem à elite dos Estados Unidos.

É só visitar algumas salas da Casa Branca ou os melhores e mais luxuosos cassinos de Las Vegas para ver que decks Cumaru e Ipe fazem a cabeça dos gringos.

Visite também os históricos resorts da Califórnia e outros locais luxuosos, dentro ou fora dos Estados Unidos da América, para perceber que há as melhores madeiras para construção de decks abrilhantando a decoração.

Dados Científicos da Madeira Ipê

O nome científico da madeira Ipê é Tabebuia impetiginosa (Mart.) Standl., Bignoniaceae. Muito natural nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Pertence ao gênero Tabebuia.

Pode variar de nome conforme as regiões de ocorrência no Brasil: Ipê-tabaco, piúva, piúna, peúva, ipeúva, ipê amaro, ipê roxo, ipê preto, ipê pardo e ipê do cerrado.

A madeira Ipê é conhecida como mais indicada no sentido de construir deck de madeira para piscina ou outros ambientes e outras estruturas arquitetônicas de luxo, que precisam de bastante resistência para poder durar muitos anos.

Madeiras Ipê fazem os decks durarem por longos anos sem apresentar danos na estética visual ou segurança. Uma média de validade com garantia equivalente a 20 anos (uso comercial) e 5 anos (uso residencial).

Um legítimo deck Ipê 100% maciço pode durar mais de 100 anos se você considerar os aspectos da simples limpeza diária e das manutenções periódicas.

Independentemente do local em que esteja instalado, o deck Ipe tem uma composição 10 vezes mais dura na comparação às outras madeiras para construções de decks. Um produto com menos custos e mais benefícios aos usuários finais.

Ipê está entre as melhores madeiras para construção de deck, com os níveis mais elevados de Dureza Janka Paralela de Madeira Verde em 10909N, na média.

Cores da Madeira Ipê

O maravilhoso e inigualável deck de madeira Ipê é reconhecido como um dos produtos de madeira mais duráveis do planeta Terra.

Os tons variam de castanho-azeitona para castanho-escuro. Por esta razão que com frequência pode ser chamado no mercado internacional de smooth decking.

Em virtude da dureza acima da média a madeira Ipê está no topo da lista das madeiras sul-americanas, uma alternativa com preços convidativos equivalentes a PVC ou outras produções compostas de baixa resistência.

Dados Científicos da Madeira Cumaru

Assim como os melhores tipos de decks Ipê, os decks Cumaru também duram por mais de 100 anos sem maiores problemas.

A garantia deste produto também dura de 5 a 20 anos conforme o tipo de uso (residencial ou comercial).

Cumaru se destaca na lista das melhores madeiras para construção de decks por causa da Dureza Janka Madeira Verde: 9788N, perdendo apenas para a madeira Ipê.

Vale destacar que a madeira Cumaru também pode ser encontrada com outras variações de nomes conforme a região do Brasil.

Alguns outros nomes diferentes da madeira Cumaru: Muirapagé, cumaru ferro, cumaru escuro, cumbari, cumbaru ferro, cumaru real, cumaru legítimo, cumaru roxo, cumaru rosa, cumaru ferro, cumaru amarelo, cambaru e camaru.

No mercado internacional, em outras nações latino-americanas, você também encontra variações diferentes de nomes para madeira Cumaru: Tonka, Charapilla, ebo, sarrapia, koemaroe, gaiac de cayenne e faux gaiax.

As madeiras Cumaru possuem uma variação de cores com cerne castanho-claro-amarelado; brilho moderado.

Deck de Madeira Cumaru para Piscina e Outros Ambientes: Principais Tipos

Com o estilo e a sofisticação dos principais tipos de decks Cumaru você tem a disposição um espaço convidativo para todos os seus convidados na sua casa ou no seu negócio.

A combinação de cores gera mais conforto aos olhos e proporciona relaxamento visual ao ambiente.

O espaço ao ar-livre fica mais colorido por causa dos tons de bronze dourado, com algumas variações de vermelho e amarelo.

Deck de Cumaru tem uma superfície exótica que não fica empoeirada facilmente, de modo que representa a verdadeira solução para pessoas que sofrem com alergias ou problemas respiratórios.

Resiste a ataques de insetos, deterioração e podridão por fungos com a mesma resistência que deck de Ipê.

Embora seja a segunda das melhores madeiras para construção de decks (perde apenas para deck Ipê), o deck Cumaru está presente com frequência em casas de grande porte, mansões, museus, hotéis, templos religiosos, praças públicas, entre outros projetos arquitetônicos.

Serve como uma alternativa ao deck Ipê um pouco mais barata, quase com as mesmas vantagens.

Ideal para aplicar em ambientes interiores ou exteriores, deck Cumaru é uma estrutura sólida que afunda na água devido à sua dureza e ao seu peso composto apenas por madeira natural de máxima qualidade (igual aos decks de madeira Ipê).

Algumas versões de deck Cumaru (frisado) são chamadas de ribbed decking no mercado internacional, por causa do trabalho diferenciado na superfície, uma escolha para fugir um pouco da estética mais convencional.

Não se esqueça: Embora seja um produto muito buscado por pessoas do mundo inteiro, você apenas deve comprar deck Cumaru de fabricantes que extraem matéria-prima de florestas de forma autorizada legalmente.

Deck Cumaru em Réguas

Se trata da forma mais clássica de deck Cumaru, conhecido também por estar presente de modo frequente nas fotos com melhores deck de madeira para piscina. É a versão mais tradicional, instalada à base de pregos ou parafusos.

Tem uma reputação positiva por ser um produto robusto, que passa a segurança necessária no sentido de durar por longos anos sem necessidade de manutenções profissionais.

Uma escolha presente com frequência ao redor das piscinas de grandes clubes, e, na forma de palanque de praças públicas, embora também seja um produto indicado nas obras de portes menores.

A medida de 5 centímetros de largura, 2 centímetros de espessura, e, de 1,5 metros a 6 metros representa uma tendência mais usada entre decoradores e arquitetos, embora decks Cumaru também estejam disponíveis em outras medidas.

Deck Cumaru em Placas

Os decks Cumaru em placas são formas especiais dos modelos mais tradicionais.

Se distinguem por causa dos diâmetros menores, em forma de quadrado, que formam combinações capazes de tornar mais nobre qualquer ambiente interior ou exterior.

Também são compostos por produtos de excelente qualidade comercial, contendo madeiras colhidas com o máximo de responsabilidade socioambiental, certificadas por padrões nacionais e internacionais.

Disponíveis em uma ampla variedade de tamanho, decks Cumaru em placas possuem o charme único das madeiras tropicais. Muito simples e rápido para limpar!

Deck Cumaru Rajado

Representa uma escolha mais barata do que os tradicionais tipos de deck Cumaru, embora tenha certa variação de cores entre as diferentes réguas que formam o conjunto da construção.

Custa mais barato do que os outros decks Cumaru, justamente porque possui mais brancal e apresenta rachaduras às vezes, favorecendo à decoração mais rústica.

Ideal para projetos mais sustentáveis ou que possuem baixo orçamento ao investimento na decoração. Também possui uma garantia de longa durabilidade.

Deck Cumaru Rosa

Tem características semelhantes ao deck em réguas (embora também já exista a versão de deck Cumaru Rosa em placas), mas com a diferença de que tem um tom mais cereja rosa.

Serve para fugir um pouco da estética de madeira mais tradicional, sem perder as vantagens técnicas que apenas madeiras maciças de máxima qualidade podem oferecer aos decks.

Se você aplicar acabamento com o tempo os tons ficam mais escuros do que decks Cumaru Rosa sem aplicação de verniz.

Deck Cumaru Ferro Extra: Melhores Decks de Madeira

É uma espécie de deck Cumaru Premium, composto com qualidade superior na engenharia de produção para ter cores mais uniformes e réguas resistentes acima da média.

O deck Cumaru ferro extra está entre os mais usados e melhores decks de madeira para ofurôs, principalmente por não receber danos em consequência do constante acesso de pessoas.

Tamanho mais indicado: 5cmX2cm e de 1,5m a 6m.

Deck Cumaru Frisado

Entre os melhores decoradores o deck Cumaru frisado é popular por causa da sua superfície, que tem uma espécie de trabalho artesanal, que de certa maneira traz diferencial estético, fugindo um pouco da típica estrutura mais lisa dos decks convencionais.

Deck Cumaru Demolição

Muitas pessoas acreditam que deck Cumaru demolição não possui qualidade, porque está composto por uma matéria-prima de qualidade ruim.

Este pensamento é equivocado, afinal, conforme os melhores manuais de deck de madeira para piscina e outros ambientes, o deck Cumaru demolição tem madeira nova de máxima qualidade submetida a tratamento para ficar apenas com a aparência de envelhecida.

Deck Cumaru f/f (fêmea / fêmea): Melhor Deck de Madeira para Piscinas e Outros Ambientes

Um produto ideal para pessoas que precisam de instalação mais rápida, ou, uma aparência completamente lisa, sem a marcações de pregos, formando assim a verdadeira estética madeirada dos sonhos.

Os decks Cumaru f/f são instalados com uso de presilhas, permitindo assim uma instalação pelo menos 70% mais rápida que decks mais tradicionais.

Antiderrapante, antitérmico e mais seguro para o lazer com a família e os amigos.

Principais Tipos de Deck Ipê para Piscina e Outros Ambientes

Por causa das características demonstradas neste artigo você pode notar facilmente que Ipê deck é a melhor escolha do mundo para decks destinados aos ambientes internos ou externos.

Consumidores têm ainda mais a ganhar quando compram decks de madeira Ipê produzidos por matéria-prima extraída das florestas da América do Sul em um sistema sustentável, sem danos ao fornecimento dos recursos naturais para as futuras gerações.

Deck Ipê Tabaco em Réguas

Forma mais tradicional em réguas longas e robustas! Pode ou não ser aplicado verniz ao acabamento final, sem riscos de manchar ou prejudicar na beleza estética das cores.

A tendência para o uso de deck Ipê apenas aumenta entre os melhores decoradores e as mais conceituadas revistas sobre arquitetura e decoração, principalmente por causa dos tons que se misturam entre castanho, vermelho e um pouco de amarelo.

Deck Ipê em Placas

Muito tradicional nos Estados Unidos e em outros países de primeiro mundo, se trata de placas quadradas que juntas formam um ordenamento maravilhoso esteticamente.

Produzido com madeira Ipê natural, contendo bastante oleosidade resultando em baixos índices de absorção de água, o que permite existir uma garantia para a estabilidade dos usuários.

Deck Ipê Rajado

Possui preços mais baixos no mercado por apresentar rachaduras em algumas unidades.

Uma opção para quem pensa mais na durabilidade do que nos detalhes estéticos, embora também seja um produto requisitado para propostas decorativas

Deck Ipê Frisado

É um deck de madeira para piscina e outros ambientes que possui superfície diferenciadas, com riscos finos para tornar a decoração mais chique e elegante.

Deck Ipê f/f

Possui presilhas na instalação e dispensa o uso de pregos, parafusos ou marteladas. Fornece uma textura lisa com o autêntico visual da madeira Ipê.

O deck Ipê f/f é muito popular no Brasil.

Por este motivo também pode ter variações nos nomes, tais como: Deck f/f, deck Ipê extra f/f, deck Ipê Tabaco f/f, deck Ipê fêmea / fêmea, deck Piúva, deck Peúva ou deck Ipê amarelo.

Deck de Madeira para Piscinas: Acabado ou Sem Acabamento

Deck de madeira (com acabamento): Possui um acabamento realizado pelos instaladores

É aconselhável sempre ter algumas camadas de acabamento com verniz nos decks Cumaru e Ipê.

Aplicar verniz é uma forma de proteger o investimento, aumentando assim a garantia e a defesa contra os riscos que acontecem por causa do uso diário ou dos acúmulos de detritos.

O acabamento não se trata de uma mancha que vai prejudicar a qualidade estética do deck de madeira para piscina e outros ambientes, mas sim proteger a superfície para manter tudo brilhante e com aparência nova.

Ou seja, com acabamento de verniz o deck de madeira tem mais chances de ter uma estética perfeita no longo-prazo.

Verniz é um protetor para a madeira que protege até mesmo contra os danos dos intensos raios solares, das tempestades de versão ou da neve.

Mas, a aplicação do acabamento deve ser realizada por profissionais especialistas neste tipo de trabalho para os usuários terem o máximo dos benefícios estéticos nos decks de madeira.

Um fator para considerar de importância vital é que os tons do deck de madeira Ipê ficam mais escuros por causa da aplicação de óleo ou vernizes, mas isto não significa que o produto vai ficar manchado.

Graças ao acabamento profissional, o deck Ipe e o deck Cumaru não se desgastam até mesmo quando estão em contato com os raios solares mais intensos do ano.

Deck de Madeira (Sem Acabamento): Esta é a forma do produto em que você não aplica nada para fazer o acabamento final.

Como vantagem está o fato de a instalação ser executada de maneira mais rápida e com menos sujeira ou cheiros desagradáveis.

Com o tempo as cores naturais do deck Ipê ou Cumaru desaparecem por causa das luzes solares (em locais frios demoram um pouco mais de tempo para os tons sumirem da madeira).

Porém, isto não quer dizer que deck Ipê perde a integridade, apodrece ou sofre quaisquer outros danos na forma física, por causa do poder da dureza presente na madeira Ipe 100% natural.

Em decks Ipê sem acabamento as cores ficam mais cinzas ou prateadas após alguns meses, sem que o usuário tenha prejuízo no prazo de validade do deck.

Independentemente se você escolhe deck madeira com ou sem acabamento, qualquer uma das opções tem bastante qualidade. Na verdade, tudo é uma questão de gosto.

Dica: Se você quer algo mais moderno opte por deck de madeira Cumaru ou Ipê com acabamento.

Por outro lado, quando as decorações rústicas fazem a sua cabeça a melhor escolha pode ser deck de madeira sem acabamento.

Diferenças entre Deck Cumaru e Deck Ipê

Quase não existem diferenças significativas entre deck Cumaru ou Ipê.

Basicamente, deck Ipê tem um grão mais grosso de alta densidade na comparação com decks Cumaru;

Ambas as escolhas possuem lindas variações de cores de castanho, amarelo e vermelho, com um rico conjunto de grãos tropicais, resistentes e robustos.

Ambos os decks (Cumaru e Ipê) também têm uma resistência especial aos riscos de brincadeiras das crianças ou dos animais de estimação. A estrutura sólida também permite existir menos ruídos nos ambientes!

Assim como deck Ipê, o deck Cumaru também serve para o uso como revestimentos de ambientes interiores.

Contudo, decks Cumaru são mais baratos que decks Ipê. Isto acontece apenas pelo fato de que para ser produzido o deck Cumaru tem um processo de secagem mais rápida na comparação com Ipê decks.

Quando os fabricantes produzem deck Cumaru usam um processo de secagem por forno, e não ao natural.

Isto permite que a secagem seja mais rápida, ampliando o número de ofertas no mercado comparando com decks de madeira Ipê.

A madeira Ipê possui um pouco mais de estabilidade do que madeira Cumaru e também encolhe com menos facilidade, embora estas variações de tamanho aconteçam de modo uniforme sem prejuízos estéticos ao longo prazo.

A madeira do deck Ipê é considerada um pouco mais escura que deck de madeira Cumaru, esta representa uma das principais diferenças entre os dois produtos.

A variação das cores castanhas forma uma impressionante imagem de madeira natural, dois produtos de primeira qualidade presentes nos decks das mansões mais importantes do mundo.

Lembrando que deck Ipê tem a madeira mais estável do mundo (100% de estabilidade).

Concluindo a diferença, por um lado Ipe é considerada a melhor madeira para decks.

Do outro lado, Cumaru está na segunda posição, com preços mais baratos, não por causa da matéria-prima, mas pela diferença no processo de produção.

Independente da escolha, decks de madeira Cumaru e Ipe são destaques em resistência à flexão, durabilidade, densidade e dureza.

Produtos naturais brasileiros de troncos que crescem em um dos melhores climas do mundo para o desenvolvimento de madeiras duras e nobres.

Uma Questão de Cores: Deck Ipê Vs. Deck Cumaru

Embora seja mais escura, deck de madeira para piscina e outros ambientes Ipê é menos grosso e castanho avermelhado do que decks Cumaru. De fato, deck Ipê tem um tom mais direcionado ao chocolate.

Mas, não se pode ignorar o fato de que as duas escolhas podem ter variações de cores em apenas uma unidade dos decks de madeira.

A diferença em termos de cores é que Cumaru deck varia de marrom-vermelho para castanho-amarelo, e, Ipe deck possui uma variação de castanho-claro para castanho-escuro, basicamente.

Seja Cumaru ou Ipê, o exuberante e onipresente cascalho tropical das madeiras brasileiras possui uma rica combinação de cores exóticas.

No século XV, os navegadores portugueses descobridores do Brasil tinham que viajar dias no sentido de explorar madeiras Cumaru e Ipê para a construção dos seus móveis.

Hoje em dia você já pode comprar decks de Ipê ou Cumaru das florestas legais com os melhores preços sem precisar sair de casa, comprando online de melhores madeireiras online, caracterizados por benefícios como:

  • Resistência contra decomposição;
  • Resistência contra riscos;
  • Resistência contra fungos ou ataques de insetos;
  • Não exige produtos químicos para a limpeza no dia a dia;
  • Fornece uma beleza estética incomparável ao ambiente;
  • Facilidade para manutenção periódica.

Por que Deck de Madeira para Piscinas e Outros Ambientes Muda de Cor?

Cumaru e Ipê são produtos naturais que representam de forma prática toda a beleza da natureza que apenas o Brasil pode oferecer.

Vale destacar que em poucos anos a coloração dos decks de madeira Cumaru e Ipê fica mais clara ou escura conforme as características do lugar (intensidade de raios solares) e aplicação do verniz ao acabamento.

Não se pode ignorar o fato de que existe bastante sensibilidade à luz natural, por este motivo a coloração do deck de madeira não tem uma semelhança idêntica ao considerar os tons do tronco da árvore.

Logo após ser colhida, a madeira usada na produção do assoalho é exposta à luz natural, o que por consequência interfere na coloração.

Por causa destas variações os usuários podem admirar o surgimento de pequenas listras com cores que variam do loiro ao salmão logo nos primeiros meses de uso.

Após alguns anos, por causa da constante exposição às luzes, o tom se estabelece no deck Ipê e deck Cumaru.

As mudanças de cores nos decks de madeira acontecem por causa de um processo químico natural que se chama oxidação, e ocorre com bastante frequência nas madeiras mais nobres do mundo, o que inclui espécies como: Ipe e Cumaru.

Mas, esta oxidação não acontece com tempo igual entre todas as unidades nos decks de madeira, pois varia conforme a quantidade da luz natural exposta todos os dias na superfície.

Contudo, independente da madeira, este não é um processo que acontece do dia para a noite. Se faz necessário alguns meses ou anos para conquistar um tom mais estabilizado no Ipê ou Cumaru deck.

Decoração com Deck Ipê e Deck Cumaru

As madeiras Ipê e Cumaru representam uma escolha mais indicada para o uso em locais próximos ao oceano ou à praia, sem sofrer por causa da umidade.

Por estes e outros motivos que muitas residências grandes, do Guarujá a Miami, possuem decks de madeira em terraços, varandas, jardins, áreas para churrasco ou salas dentro de uma casa.

Já que é um produto orgânico e natural, antes da instalação os instaladores estudam o ambiente para saber tudo sobre ventilação, secagem e espaçamento adequado no sentido de instalar com perfeição, combinando assim às diferentes propostas decorativas.

Qualquer lugar que possui a experiência de ter deck Ipê ou deck Cumaru instalado fica mais valorizado no mercado imobiliário, tendo em vista o ganho de ambiente extra sem a necessidade de reformas que demoram muito tempo para serem concluídas.

Decks Cumaru e Ipê são naturalmente duros, resistentes e maravilhosos.

Apresentam uma extensa lista de cores e combinações, de modo que nenhum ambiente com decks Ipe ou Cumaru fica igual, mas todos permanecem belos e estáveis por muitas dezenas de anos.

Aprecie o espectro completo de cores com múltiplos tons de castanho dos melhores decks para piscina e outros ambientes,

Deslumbrantes, Cumaru e Ipê são as clássicas madeiras que você sempre sonhou em ter na proposta decorativa da sua casa ou do seu estabelecimento comercial.

A madeira Ipê na forma de deck apresenta texturas naturais e exóticas.

Desta forma você pode pensar que a sua sala-de-estar tem uma parte da própria floresta amazônica extraída sem desmatamento ilegal.

Por ser muito duro e estável, decks Cumaru e Ipê têm uma resistência especial contra torções, deslocamentos, quebras ou outros problemas que prejudicam a qualidade visual da decoração.

Por causa da resistência ao fogo representam uma ótima opção para ambientes próximos a churrasqueiras, chaminés ou áreas de fumantes (resistente contra brasas de cigarro ou charutos).

Grandes ou pequenas embarcações, clubes de férias, templos religiosos, palanques em praças públicas, enfim, a versatilidade dos melhores decks tropicais é uma marca que valoriza os mais diferentes ambientes.

São escolhas maravilhosas em deck de madeira que duram por muitos anos, causando a inveja e a admiração de todas as pessoas ao redor.

Decoração com Decks de Madeira e Respeito ao Meio Ambiente

Uma notícia positiva para usuários que exigem sustentabilidade na decoração é o fato de que Cumaru e Ipê são os tipos de árvore mais plantadas nas florestas brasileiras com manejo legal autorizado.

Estes tipos de melhores madeiras para construção de deck também não estão em risco de extinção, embora as árvores demorem aproximados 60 anos para entrar na fase adulta.

Sendo assim, ao comprar de fabricantes sérios comprometidos com a ecologia mundial, você tem a certeza de que a matéria-prima da decoração foi explorada conforme as regras brasileiras e internacionais de preservação do meio ambiente.

Vantagens de Usar Decks de Madeira Cumaru ou Ipê

Um produto que você passa mais tempo usufruindo do que limpando e fazendo manutenção;

Cria um ambiente adicional na casa em que as memórias passam por diversas gerações da família;

Uma vez que você usa deck Ipê ou Cumaru pode ter a certeza de que na madeira não existem produtos químicos;

Sem ataques de insetos e fungos;

Sem chances de apodrecimento;

Com uma dureza superior a qualquer outro tipo de madeira, decks Cumaru ou Ipê resistem às mais adversas condições climáticas;

Pode durar 100 anos se os usuários manterem a manutenção em dia;

Oferece um rápido retorno financeiro do dinheiro investido por comprar e instalar decks 100% com madeira maciça.

Resistência ao deslizamento;

Resistente contra riscos que podem ocorrer por causa do uso no dia a dia.

É perfeito tanto para ambientes residenciais como comerciais (embora nos ambientes comerciais os decks de madeira tenham menos tempo de validade por causa do constante fluxo de pessoas ou das movimentações de móveis).

No que tange às variações de tamanhos e diâmetros se pode dizer que deck Ipê e deck cumaru são produzidos com mais variedade ao comparar com qualquer outro deck de outra madeira.

Manutenção diária feita de forma rápida sem exigência de produtos especiais;

Produto viável para instalar em qualquer lugar do mundo;

Totalmente resistente a térmitas;

Produto das supremas florestas brasileiras (você tem disponível em casa um pouco do que pode oferecer a exuberante natureza tropical);

Madeira Cumaru / Ipê é melhor que teca ou carvalho, em resistência e beleza estética;

Fácil e rápido para instalar;

Possui resistência destacável até nos casos de incêndios (mantém a integridade mesmo após fogo intenso no lugar) – Classificação A contra propagação de fogo;

Por causa da versatilidade o deck de madeira para piscina e outros ambientes também pode ser usado como revestimento para paredes;

Embora sejam as madeiras mais duras do mundo, deck Cumaru e Ipe tem preços comparáveis a outros decks de outras madeiras.

Pode ser instalado de forma tradicional (com pregos aparecendo) ou no sistema de fixação escondido (desta maneira o deck de madeira possui uma aparência mais lisa);

Cumaru e Ipê são as madeiras mais fortes do mundo e amigáveis ambientalmente.

Dicas Sobre Como Instalar Deck de Madeira em Placas

Não se arrisque a instalar se você não é um especialista neste tipo de assunto. Mas, vale a pena pelo menos saber os passos necessário para fazer uma vistoria final na obra.

A: Aplique verniz em todas as partes da placa (inclusive no lado que fica em contato com o solo);

B: Aguarde secar e lixe na sequência;

C: Aplique mais duas demãos, sempre aguardando o tempo de secagem entre cada demão;

D: Faça uma delimitação completa no local em que ocorre a instalação e posiciona as placas do deck de madeira nas marcações;

E: Com uso de uma broca fure as bordas e depois fixe com pregos ou parafusos (no caso de deck f/f em placa só precisa encaixar as bordas);

F: Aplique mais uma demão de verniz ou stain.

Dicas de Como Instalar Deck de Madeira em Réguas

O mais indicado em qualquer tipo de instalação de deck de madeira em réguas é solicitar o auxílio profissional dos instaladores fornecidos pela loja que vende os decks Cumaru e Ipê.

As instruções básicas no sentido de instalar decks em ambientes externos são:

A: Os barrotes precisam ser de madeira Ipê, tendo em vista que é o produto mais duro e indicado para aguentar a estrutura sem oferecer riscos aos usuários;

B: A cada 40 centímetros o instalador precisa chumbar o deck no concreto. De preferência use vigas na base compostas por madeira maciça de máxima qualidade;

C: Use parafusos com os diâmetros especificados na embalagem do deck a cada 50 cm (esta etapa é dispensada no deck f/f em réguas com laterais que se encaixam entre si sem necessidade de pregos ou parafusos);

Cuidados e Manutenção: Melhores Decks de Madeira para Piscina e Outros Ambientes

No sentido de o deck de madeira para piscina e outros ambientes ficar sempre com uma condição perfeita você precisa considerar alguns cuidados básicos:

Diariamente varrer com uma vassoura de pelos macios para evitar o acúmulo de poeira ou outros tipos de sujeira;

Pelo menos 1 vez por ano aplique mais uma camada de verniz. Faça raspagem antes se o deck estiver com sujeira acumulada grudada na superfície;

Use apenas água como líquido para a limpeza periódica, ou outros produtos específicos indicados pelos fabricantes dos decks Cumaru ou decks Ipê.

Os usuários podem optar entre aplicar ou não verniz para o acabamento final dos decks de madeira.

Alguns cuidados começam logo na chegada do produto no local em que ocorre a instalação:

  • Veja se na embalagem dos decks existe a mesma medida indicada na hora da compra;
  • Faça uma verificação nas embalagens de decks para saber se existe o símbolo da marca fabricante escolhida na hora de comprar;
  • Os instaladores precisam informar ao fabricante se existe algum tipo de irregularidade nos materiais recebidos;
  • Mantenha as embalagens em um local fechado sem contato com luzes solares, água da chuva ou outras intempéries climáticas;
  • Não se preocupe com as mudanças de cores, por se tratar de um produto natural muda de coloração em principal por causa do constante contato com raios solares.

Abra as embalagens apenas na hora de instalar. Desta forma os instaladores da loja podem verificar quando existem irregularidades que inviabilizam o uso.

Enfim, neste artigo foram expostas as características dos melhores decks de madeira para piscina e outros ambientes, agora é só escolher a sua opção preferida e começar a obra.

Leave a Comment

Your email address will not be published.